Lojas de Cidadão retomam atendimento presencial sem marcação e horário completo

01.09.2021

A partir de hoje, 1 de setembro, as Lojas de Cidadão regressam ao atendimento sem agendamento prévio. São também retomados os horários de atendimento completo.

Apesar deste regresso gradual à normalidade, recomenda-se que agende previamente o seu atendimento. Na página COVID-19: Atendimento nas Lojas de Cidadão pode ver os organismos que disponibilizam agendamento e quais os contactos para marcar o seu atendimento.

Há, ainda, balcões que vão continuar a funcionar apenas com marcação obrigatória. Para saber quais, consulte a página Locais de Atendimento de Serviços Públicos.

Antes de se deslocar a uma Loja de Cidadão verifique se o serviço que pretende pode ser feito online ou agende o apoio por videochamada para os serviços digitais que o disponibilizam.

As senhas online para o atendimento presencial nas Lojas de Cidadão estão indisponíveis. Só é possível obter senha fisicamente em cada uma das lojas.

Regras de acesso ao interior das Lojas de Cidadão

Entre as várias regras no acesso às lojas (Despacho nº 8158/2021, de 18 de agosto), incluem-se as seguintes medidas de segurança:

  • é obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos
  • as pessoas em espera (com ou sem agendamento) que ultrapassem a ocupação máxima definida por cada Loja devem aguardar no exterior
  • não é permitido o consumo de comida ou bebidas no interior das lojas
  • entrada acompanhada apenas quando indispensável
  • o distanciamento social deve ser cumprido no interior e no exterior das lojas.

Se tem agendamento, compareça à hora marcada.

Se não puder comparecer, cancele a marcação.