Pedir o passaporte temporário

O passaporte temporário pode ser pedido por pessoas de cidadania portuguesa que precisem de viajar para fora da União Europeia e do Espaço Schengen com urgência comprovada.

Para pedir um passaporte temporário, precisa de justificar o pedido e a justificação tem de ser aceite pelo Instituto dos Registos e do Notariado.

O passaporte temporário pode ser emitido no dia da viagem, não é eletrónico e tem a validade máxima de um ano.

Alguns países não aceitam o passaporte temporário para entrada no respetivo território. Verifique junto das autoridades responsáveis do país para onde vai viajar, se o passaporte temporário é aceite.

Quem pode pedir o passaporte temporário?

Qual o preço para pedir o passaporte temporário?

O passaporte temporário tem um custo de 150 euros.

Como pedir o passaporte temporário?

O passaporte tem de ser tirado pela própria pessoa e apenas nos balcões das Lojas do Passaporte nos Aeroportos de Lisboa e Porto. No estrangeiro, pode pedir o passaporte temporário nos postos consulares.

Para pedir o passaporte temporário precisa de:

  • Comprovativo de viagem
  • Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade
  • Documento que explique o porquê do pedido urgente do passaporte temporário.

No caso do passaporte temporário ser pedido para um menor de 18 anos ou para uma pessoa em regime do maior acompanhado, é preciso apresentar também:

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade dentro da validade
  • documento de identificação válido da pessoa que detém as responsabilidades parentais ou acompanhante do maior (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte)
  • documento que comprove que a pessoa que detém as responsabilidades parentais vive legalmente em Portugal (passaporte válido ou um visto válido, ou autorização de residência), se essa pessoa for estrangeira).

O passaporte temporário é emitido no dia da viagem, não é eletrónico e tem a validade máxima de um ano.