Recursos geológicos e energéticos para a descarbonização - obter informações sobre a execução de estudos, pareceres e consultoria pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP (LNEG) realiza estudos, pareceres e consultoria na área da análise prospetiva de recursos geológicos e energéticos para a descarbonização para, por exemplo:

  • apoiar na formulação de políticas públicas, focando as necessidades de recursos geológicos para a descarbonização, transição de sistemas energéticos nacionais e urbanos, ou políticas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, entre outros
  • analisar a competitividade dos recursos energéticos e geológicos endógenos, considerando critérios técnicos, económicos e ambientais
  • analisar a competitividade de tecnologias energéticas em contexto de descarbonização, avaliando as necessidades de recursos para esta transição e impactos socioeconómicos associados
  • mapear cadeias de valor e cadeias de abastecimento para a descarbonização
  • avaliar as vulnerabilidades e necessidades de adaptação do setor energético e mineiro às alterações climáticas
  • analisar o impacto socioeconómico da exploração dos recursos energéticos e geológicos endógenos de Portugal, incluindo enquadramento legal
  • apoiar à decisão no tema nexus água-energia através da realização de estudos.

Consulte o site do LNEG para saber mais sobre a realização de estudos, pareceres e consultoria na área da análise prospetiva de recursos geológicos e energéticos para a descarbonização.

Entidades Competentes/Contactos

Qual o prazo para recursos geológicos e energéticos para a descarbonização - obter informações sobre a execução de estudos, pareceres e consultoria pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)?

O prazo para a realização do serviço depende da complexidade do trabalho e é definido caso a caso, após o LNEG analisar a informação prestada pelo requerente.

Depois de pedir a realização do estudo, parecer ou consultoria, o LNEG envia a calendarização para a realização do trabalho.

Qual o preço para recursos geológicos e energéticos para a descarbonização - obter informações sobre a execução de estudos, pareceres e consultoria pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)?

Os custos variam de acordo com o serviço pretendido. Assim, é sempre necessário consultar o LNEG para saber o custo de cada serviço.

A consulta e pedido de informações são gratuitos.

Pode consultar o LNEG para obter mais informações ou pedir orçamentos para a realização de serviços através: