Chave Móvel Digital tem mais de 2 milhões de utilizadores ativos

23.07.2021

Mais de 2 milhões de Chaves Móveis Digitais já foram utilizadas para aceder a portais públicos ou privados e assinar documentos digitais. 

A Chave Móvel Digital (CMD) é o meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite realizar diversos serviços online. A CMD pode ser pedida online ou num balcão de atendimento, numa rede de mais de 1.000 espaços de atendimento.
 
Com cerca de 200 protocolos assinados, são já 379 portais e sistemas públicos e privados que recorrem à CMD como ferramenta de autenticação ou para a realização de serviços.

Através de um login único, pode aceder-se a vários sites públicos e privados, de setores empresariais como a Banca, Telecomunicações, Energia, Saúde, Turismo, Educação, entre outros. Podem ainda ser realizados inúmeros serviços online, entre os quais renovar o Cartão de Cidadão, revalidar a carta de condução e alterar a morada do Cartão de Cidadão.

A Chave Móvel Digital é reconhecida pela União Europeia como um meio de identificação eletrónica com o nível de segurança “Elevado”

Fonte: Portal do Governo