500 mil Cartões de Cidadão enviados para casa

22.06.2021

O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) já enviou 500 mil Cartões de Cidadão através do serviço de entrega em casa. Até ao momento também já foram enviadas 250 mil cartas PIN para as pessoas abrangidas pela renovação automática do Cartão de Cidadão.

A entrega do Cartão de Cidadão em casa consiste no envio por correio registado do documento para a morada de casa da pessoa titular, sem custos adicionais, de modo a evitar uma deslocação aos balcões de atendimento. Está disponível para a renovação online e presencial do Cartão de Cidadão, bem como para portugueses residentes no estrangeiro.

Esta medida surgiu no contexto da pandemia de COVID-19, em setembro de 2020.

Renovação automática: 250 mil cartas Pin enviadas

Desde que foi lançado a 5 de maio, o serviço de renovação automática do Cartão de Cidadão já permitiu o envio de 250 mil cartas PIN, com os novos códigos do cartão. Estas cartas são enviadas pelo IRN nos 60 dias antes do fim da validade do Cartão de Cidadão. Até ao momento já foram renovados, de forma automática, 50 mil cartões.

A renovação automática do Cartão de Cidadão destina-se a quem tem 25 ou mais anos, e não precisa de alterar o nome, a assinatura, a fotografia, a morada ou os contactos. Para receber o documento em casa, basta fazer o pagamento no prazo indicado na carta PIN.

Fonte: Instituto dos Registos e do Notariado (Notícia 1 / Notícia 2)