Cancelar a Chave Móvel Digital

A Chave Móvel Digital (CMD) pode ser cancelada a qualquer momento pela pessoa titular.

Existem algumas situações em que é preciso cancelar a Chave Móvel Digital para poder ativar uma nova, como quando:

  • ativa a CMD com os dados de acesso ao Portal das Finanças e não recebe a carta por correio
  • tem o seu n.º de telemóvel associado ao registo de CMD de outra pessoa (por exemplo um familiar) e quer agora ativar uma CMD para si com esse n.º de telemóvel
  • quer alterar dados como adicionar n.º de Segurança Social, SNS ou NIF ao registo da CMD
  • muda de tipo de documento de identificação.

Por exemplo, se ativou a CMD com Cartão de Residência e, entretanto, obteve nacionalidade portuguesa e o respetivo Cartão de Cidadão, tem de cancelar a CMD atual para poder ativar a nova com Cartão de Cidadão.

Canais de atendimento

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

  • Online

    Precisa de se autenticar com Chave Móvel Digital ou com Cartão de Cidadão.

    Gratuito

    Pode cancelar a Chave Móvel Digital a qualquer momento.

  • Pode pedir o cancelamento da Chave Móvel Digital por telefone através da Linha Cidadão.

    Gratuito

    Deve ligar do número de telemóvel que se encontra associado ao registo da Chave Móvel Digital.

    Cancelar

Quem pode cancelar a Chave Móvel Digital?

Quais os documentos e requisitos para cancelar a Chave Móvel Digital?

  • Online

    Precisa de se autenticar com Chave Móvel Digital ou com Cartão de Cidadão.

    Telefone

    Deve ligar do número de telemóvel associado à CMD.

    Espaço Cidadão

    Leve consigo o documento de identificação que usou para ativar a CMD.

Como cancelar a Chave Móvel Digital?

Pode cancelar a Chave Móvel Digital online, por telefone ou num Espaço Cidadão.

Online no portal Autenticação.gov

  1. Aceda ao portal Autenticação.gov e clique em “Iniciar Sessão”(Vai precisar de se autenticar com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão)
  2. Depois de fazer login, entre na Área Reservada e clique em “A Minha Chave Móvel Digital".
  3. A seguir, escolha a opção "Cancelar a Chave Móvel Digital" e clique em “Cancelar".

Por telefone - Linha Cidadão

Pode pedir o cancelamento da Chave Móvel Digital por telefone através da Linha Cidadão - 210 489 010 ou 300 003 990, disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. Esta chamada tem o custo de uma chamada local, conforme o seu plano tarifário.

Deve ligar do número de telemóvel que se encontra associado ao registo da Chave Móvel Digital.

 

No balcão de um Espaço Cidadão

Pode pedir o cancelamento da Chave Móvel Digital num balcão dos Espaços Cidadão.

Procure por um Espaço Cidadão perto de si na página de Locais de Atendimento.

Qual o preço para cancelar a Chave Móvel Digital?

Cancelar a Chave Móvel Digital é gratuito.

Quanto tempo demora a cancelar a Chave Móvel Digital

Qual a legislação de suporte?

Entidade responsável por este serviço


Agência para a Modernização Administrativa