Adicionar documentos de identificação na app id.gov.pt

A id.gov.pt é uma aplicação móvel que permite guardar, consultar e partilhar, através do telemóvel (smartphone), os dados dos documentos de identificação que estejam disponíveis na app, por exemplo: o Cartão de Cidadão e a Carta de Condução.

Os documentos digitais na app id.gov.pt têm a mesma validade dos documentos originais, esta validade pode ser verificada através da app id.gov.pt instalada noutro dispositivo móvel.

Aviso

As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas. Dada a situação causada pela pandemia COVID-19, é necessário agendar atendimento para a maioria dos balcões de serviços públicos.
Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.

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Download da app

Aceda à App Store (iOS) ou Google Play Store (Android) para descarregar a aplicação

Quem pode Adicionar documentos de identificação na app id.gov.pt?

Quais os documentos e requisitos para Adicionar documentos de identificação na app id.gov.pt?

  • Atualmente pode adicionar os seguintes documentos:

    • Carta de Condução
    • Cartão da ADSE
    • Cartão de antigo combatente
    • Cartão de Cidadão
    • Cartão de Funcionário
    • Documento Único Automóvel (DUA)
    • Identificação digital da Defesa.

Como se pode Adicionar documentos de identificação na app id.gov.pt?

Para adicionar documentos na id.gov.pt precisa de ter Chave Móvel Digital (CMD) ativa.
Descarregue a aplicação id.gov.pt em:

Depois de instalar a aplicação no seu telemóvel, terá de autenticar-se com a Chave Móvel Digital para adicionar os documentos pessoais disponíveis através deste serviço.

Quando se pode Adicionar documentos de identificação na app id.gov.pt?

Consultar os dados dos documentos

A app id.gov.pt permite-lhe consultar os dados dos seus documentos de identificação no seu telemóvel.

Identificar-se perante autoridades ou serviços

Os documentos digitais na app id.gov.pt servem como alternativa aos documentos físicos quando é preciso apresentá-los às autoridades ou serviços, desde que essas autoridades ou serviços disponham de um meio para verificar os documentos digitais.

Caso seja necessário ou solicitado, pode selecionar a opção de código QR para que as autoridades ou serviços consigam ler e validar o documento digital que está a apresentar.

Criar uma certidão digital a partir de um documento

A app id.gov.pt permite exportar os dados de cada documento para um ficheiro PDF respetivo. Desta forma, irá criar uma certidão digital, que poderá partilhar com terceiros, por e-mail ou por outros canais.

Poderá, por exemplo, enviar uma certidão digital dos dados do seu Cartão de Cidadão para comprovar a sua morada.

A certidão digital em ficheiro PDF fica automaticamente assinada com assinatura digital qualificada, reconhecida e certificada pelo Estado Português e pelo Regulamento 910/2014 da União Europeia.

Validar dados de documentos digitais de outra pessoa

A app id.gov.pt permite-lhe verificar a autenticidade dos dados de um documento digital de outra pessoa

  • através da opção “Validar cartão” – apontando a câmara do seu telemóvel para o código QR do documento da outra pessoa
  • através da opção “Código de acesso” – colocando o código gerado pelo documento da outra pessoa.

Utilizar a app em modo offline

A app id.gov.pt funciona em modo offline (sem ligação à internet) ou online. Em modo offline é apenas possível consultar os dados dos documentos digitais guardados na app.

Qual a legislação de suporte?

Informações adicionais

Entidade responsável por este serviço

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