Associar atributos de dirigentes públicos à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão

Pessoas com cargos de dirigente público podem autenticar-se e assinar documentos digitais, com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão, na qualidade e poderes das funções que desempenham enquanto profissionais dirigentes na administração pública.

A associação de atributos de dirigentes públicos é feita através do Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP).

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  • Online

    Precisa de se autenticar com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

    Gratuito

    Os atributos de dirigentes públicos são válidos enquanto se mantiver o vínculo público ou o cargo exercido.

Quem pode associar atributos de dirigentes públicos à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão ?

Quais os documentos e requisitos para associar atributos de dirigentes públicos à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão ?

Para associar atributos de dirigentes públicos, precisa de se autenticar com um dos seguintes meios:

Depois de se autenticar, vai ter de indicar os seguintes dados:

  • tipo e número de ato de nomeação de cargo
  • número e data de publicação no Diário da República Eletrónico (DRE)
  • Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) da entidade onde desempenha o cargo.

Qual o preço para associar atributos de dirigentes públicos à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão ?

A associação de atributos de dirigentes públicos é gratuita.

Qual o prazo de validade dos atributos de dirigentes públicos?

Os atributos de dirigentes públicos são válidos enquanto se mantiver o vínculo público ou o cargo exercido.

Como associar atributos de dirigentes públicos à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão ?

Fazer o pedido de associação dos atributos

Aceda à página da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) - Diário da República. Vai precisar de se autenticar com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

Depois de se autenticar, vai ter de indicar os seguintes dados:

  • tipo e número de ato de nomeação de cargo
  • número e data de publicação no Diário da República Eletrónico (DRE)
  • Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) da entidade onde desempenha o cargo.

No ecrã “Atributos de cargos dirigentes”, escolha a opção “Pedido para ser adicionado um novo atributo de dirigente”.

O pedido de associação de atributos de dirigentes públicos será validado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM). Vai receber uma notificação para o e-mail que indicou durante o pedido.

Carregar os atributos profissionais

Depois de receber o e-mail a confirmar que os seus atributos de dirigentes públicos foram validados, é preciso carregar os atributos na aplicação Autenticação.gov para computador.

Se não carregar os atributos, só vai poder assinar como cidadã/o.

Para carregar os atributos, siga os passos seguintes:

  1. Se ainda não tem instalada, descarregue e instale a aplicação Autenticação.gov para computador
  2. Abra a aplicação e carregue nas definições (símbolo da roda dentada em baixo)
  3. Carregue no separador “Atributos profissionais”
  4. Escolha da lista a “Entidade: Diário da República Eletrónico”
  5. Pode carregar os atributos autenticando-se com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

Autenticar e assinar documentos digitais com atributos de dirigentes públicos

Depois de associar e carregar os atributos, pode autenticar-se e assinar documentos digitais na qualidade e poderes do cargo que desempenha como dirigente público.

Para assinar documentos digitais com atributos de dirigente público, use a aplicação Autenticação.gov para computador, escolhendo “Assinatura” e depois “opções avançadas”.

Consulte o guia prático Assinar com Chave Móvel Digital e veja o passo-a-passo na secção “Assinar PDF com atributos profissionais na aplicação Autenticação.Gov para computador”.

Qual a legislação de suporte?