Associar atributos de funcionários à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão
Os funcionários públicos e os funcionários de empresas privadas podem autenticar-se e assinar documentos digitais, com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão, na qualidade das funções que desempenham.
A associação de atributos de funcionários é feita através do Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP) pelos superiores hierárquicos das/os funcionárias/os.
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Quem pode associar atributos de funcionários à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão?
Quais os documentos e requisitos para associar atributos de funcionários à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão?
Para as entidades públicas, é obrigatório que a pessoa que associa os atributos profissionais do funcionário tenha atributos de direção superior definidos no Diário da República Eletrónico (DRE) com uma das seguintes funções:
- Administrador/a
- Diretor/a de serviço
- Diretor/a executivo
- Diretor/a geral
- Presidente
- Pro Presidente
- Procurador/a-geral adjunto/a
- Reitor/a)
- Pró-reitor/a
- Secretária/o-Geral
- Secretária/o Executiva/o
- Sub-Diretor/a Geral
- Sub-Inspetor/a Geral
- Sub Intendente
- Vice-presidente
- Vice-reitor/a
- Vogal
- Chefe de gabinete
- Diretor/a
Para as empresas, a pessoa que associa os atributos profissionais do funcionário tem de ser Presidente ou Administrador, com o atributo “celebração de contratos de trabalho”.
No caso de funcionários públicos em autarquias (Administração Local), é preciso que seja a pessoa com cargo de Presidente a fazer a associação de atributos dos funcionários.
Para associar os atributos, precisa de se autenticar com um dos seguintes meios:
Qual o preço para associar atributos de funcionários à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão?
A associação de atributos de funcionários é gratuita.
Como associar atributos de funcionários à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão?
Atenção: Só pode fazer este serviço quem tem cargo de direção superior sobre a/o funcionária/o, ou outra pessoa a quem seja delegada essa função, sendo-lhe atribuído o perfil de gestor de funcionário.
Antes de associar, pela primeira vez, atributos de funcionários a uma entidade pública ou empresa é necessário fazer o registo da entidade.
Fazer o registo da entidade
- Para fazer o registo da entidade, precisa de iniciar sessão no portal Autenticação.gov. Autentique-se com um dos seguintes meios:
- Após a autenticação, escolha o tipo de entidade que quer adicionar (entidade pública, com atributos validados pelo DRE-INCM; autarquia, com atributos validados pela SGMAI; ou empresa, com atributos validados pelo IRN)
- Depois de escolher o tipo de entidade, escolha a entidade que pretende registar. Só vão aparecer as entidades para as quais tem permissões para fazer o registo
- No campo “editar a entidade”, pode preencher os dados da entidade necessários, como e-mail, telefone, morada e website.
Depois de terminar o registo, pode adicionar os funcionários à entidade.
Associar atributos de funcionários
- Se não estiver já na área reservada do portal Autenticação.gov, inicie sessão no portal. Vai precisar de se autenticar com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão
- Na área reservada, escolha "Os meus atributos profissionais" e de seguida "Gestão de atributos de funcionários"
- Adicione os funcionários aos quais pretende associar atributos. Vai ser preciso indicar alguns dados sobre o funcionário, como, por exemplo: nome, nacionalidade, documento de identificação e e-mail. Pode adicionar manualmente na página de gestão de atributos de funcionários ou, se preferir, pode fazer o download de um template de ficheiro Excel, preencher com os dados dos funcionários e fazer o upload. O download e o upload do ficheiro Excel são feitos diretamente na página.
Carregar os atributos profissionais
Depois de associar os atributos para a/o funcionária/o, é preciso carregar os atributos na aplicação Autenticação.gov para computador. Este passo tem de ser feito pelo/a próprio/a funcionário/a.
Se não carregar os atributos, só vai poder assinar como cidadã/o.
Para carregar os atributos, siga os passos seguintes:
- Se ainda não tem instalada, descarregue e instale a aplicação Autenticação.gov para computador
- Abra a aplicação e carregue nas definições (símbolo da roda dentada em baixo)
- Carregue no separador “Atributos profissionais”
- Escolha da lista a “Entidade: SCAP Funcionários”
- Pode carregar os atributos autenticando-se com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital..
Autenticar e assinar documentos digitais com atributos de funcionários
Depois de feita a associação e o carregamento dos atributos, a/o funcionária/o pode autenticar-se e assinar documentos digitais na qualidade e com os poderes que desempenha.
Para assinar documentos digitais com atributos de funcionários use a aplicação Autenticação.gov para computador, escolhendo “Assinatura” e depois as “Opções avançadas”.
Consulte o guia prático Assinar com Chave Móvel Digital e veja o passo-a-passo na secção “Assinar PDF com atributos profissionais na aplicação Autenticação.Gov para computador”.
Adicionar o Cartão de Funcionário à aplicação móvel id.gov.pt