Associar atributos de eleitos locais à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão

Pessoas eleitas para cargos autárquicos podem autenticar-se e assinar documentos digitais, com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão, na qualidade e poderes das funções que desempenham como profissionais eleitos locais.

A associação de atributos de eleitos locais é feita através do Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP) e aplica-se a pessoas com cargos de presidente de câmara, vereadoras/es, presidentes ou membros das assembleias municipais e presidentes de junta de freguesia.

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Quem pode associar atributos de eleitos locais à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão ?

Quais os documentos e requisitos para associar atributos de eleitos locais à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão ?

  • Antes de associar os atributos, certifique-se junto da Câmara Municipal de que os seus dados como Eleito Local estão atualizados na plataforma SIREL. A Câmara Municipal deverá também carregar nesta plataforma a Ata de instalação ou nomeação relativa à sua função.

    Para associar atributos de dirigentes públicos, precisa de se autenticar com um dos seguintes meios:

    Depois de se autenticar, vai ter de:

    • indicar a data da sua investidura como Eleito Local
    • indicar o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC) da entidade onde desempenha o cargo
    • anexar PDF da Ata de instalação ou nomeação.

Qual o preço para associar atributos de eleitos locais à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão ?

A associação de atributos de eleitos locais é gratuita.

Como associar atributos de eleitos locais à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão ?

Fazer o pedido de associação dos atributos

Para associar atributos de eleitos locais, aceda à página de adesão ao SCAP Autárquico.

Vai precisar de se autenticar com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

Depois de se autenticar, vai ter de:

  • indicar a data da sua investidura como Eleito Local
  • indicar o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC) da entidade onde desempenha o cargo
  • anexar PDF da Ata de instalação ou nomeação.

O pedido de associação de atributos de eleitos locais será validado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) e é aprovado, em média, em dois dias úteis. Vai receber uma notificação para o e-mail que indicou durante o pedido.

Carregar os atributos profissionais

Depois de receber o e-mail a confirmar que os seus atributos de eleito local foram validados, é preciso carregar os atributos na aplicação Autenticação.gov para computador.

Se não carregar os atributos, só vai poder assinar como cidadã/o.

Para carregar os atributos, siga os passos seguintes:

  1. Se ainda não tem instalada, descarregue e instale a aplicação Autenticação.gov para computador
  2. Abra a aplicação e carregue nas definições (símbolo da roda dentada em baixo)
  3. Carregue no separador “Atributos profissionais”
  4. Escolha da lista a “Entidade: SCAP Autárquico - Administração Eleitoral”
  5. Pode carregar os atributos autenticando-se com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

Autenticar e assinar documentos digitais com atributos de eleitos locais

Depois de associar e carregar os atributos, pode autenticar-se e assinar documentos digitais na qualidade e poderes do cargo que desempenha como eleito local.

Para assinar documentos digitais com atributos de eleito local, use a aplicação Autenticação.gov para computador, escolhendo “Assinatura” e depois “opções avançadas”.

Consulte o guia prático Assinar com Chave Móvel Digital e veja o passo-a-passo na secção “Assinar PDF com atributos profissionais na aplicação Autenticação.Gov para computador”.

 

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