Pedir um Visto Schengen para efeitos de curta duração

O visto Schengen para efeitos de curta duração permite a permanência em Portugal por um período máximo de 90 dias. Geralmente, é pedido por motivos profissionais ou de visita familiar.

O visto não garante automaticamente a entrada em Portugal. Na fronteira, ou em qualquer outro local de controlo, pode ser solicitada documentação suplementar que comprove que reúne os requisitos legais para entrar no espaço Schengen.

AVISO

De momento, o pedido online de vistos só está disponível para vistos nacionais, devido às restrições no contexto da pandemia da COVID-19.

Aviso

As informações sobre atendimento ao público poderão estar desatualizadas. Dada a situação causada pela pandemia COVID-19, é necessário agendar atendimento para a maioria dos balcões de serviços públicos.
Confirme a informação atualizada a partir da página COVID-19 (novo coronavírus): informações sobre serviços públicos.

Pedir online

Pedir presencialmente

Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Quem pode Pedir um Visto Schengen para efeitos de curta duração?

Qualquer estrangeira/o que não seja nacional de um Estado-Membro da União Europeia (UE), do Espaço Económico Europeu (EEE) ou da Suíça pode pedir o visto Schengen para efeitos de curta duração.

A apresentação do visto Schengen para entrar em Portugal é obrigatória para qualquer cidadã/ão nacional de um país que conste na lista do Anexo I do Código de Vistos.

Onde se pode Pedir um Visto Schengen para efeitos de curta duração?

Quais os documentos e requisitos para Pedir um Visto Schengen para efeitos de curta duração?

Pode consultar todos os documentos e requisitos necessários para pedir um visto Schengen para efeitos de curta duração no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

O visto não garante automaticamente a entrada em Portugal. Na fronteira, ou em qualquer outro local de controlo, pode ter de apresentar documentação suplementar que prove que cumpre os requisitos para entrar no espaço Schengen, como provas de que tem meios suficientes para cobrir a sua estadia e a viagem de regresso, por exemplo. Pode consultar a lista completa de documentação suplementar que pode ser pedida no Anexo I do Código das Fronteiras.

Qual o Preço para Pedir um Visto Schengen para efeitos de curta duração?

Normalmente, custa 80€.

Para nacionais de países com acordos de facilitação com a União Europeia (UE) e crianças a partir dos 6 anos e com menos de 12, custa 40€.

É gratuito para:

  • crianças com menos de 6 anos (à data da entrega do pedido de visto)
  • estudantes e professoras/es quando se desloquem em viagens de estudo ou formação
  • investigadoras/es que se desloquem para efeitos de investigação científica
  • representantes de organizações sem fins lucrativos até aos 25 anos de idade que participem em seminários, conferências e eventos culturais ou desportivos organizados por organizações sem fins lucrativos
  • familiares de nacionais de Estados membros da UE, EEE ou da Suíça.

Qual o Prazo para Pedir um Visto Schengen para efeitos de curta duração?

Deve apresentar o pedido entre 6 meses e 15 dias antes da data em que pretende entrar em Portugal. Em casos devidamente justificados, pode pedir o visto a menos de 15 dias da data em que pretende entrar em Portugal.

Ao fazer o pedido, o consulado pode exigir uma entrevista. Esta entrevista deve realizar-se no prazo de duas semanas depois de ser exigida. Em casos urgentes, devidamente justificados, o consulado pode dispensar a entrevista ou marcá-la imediatamente.

Entidade responsável por este serviço

Eventos de vida relacionados

Guias práticos