Simplex 20-21 com 85% das medidas concretizadas

13.12.2021

O programa Simplex 20-21, cujo objetivo é melhorar o acesso aos serviços públicos através de respostas mais simples para cidadãos e empresas, teve um balanço positivo com 85% das medidas concretizadas. O portal ePortugal fez parte deste programa com o lançamento do apoio por videochamada para a realização de serviços públicos digitais, entre outras medidas.

A medida “ePortugal Mais Acessível” permitiu a ajuda personalizada de um operador para realizar serviços digitais, tais como ativar a Chave Móvel Digital, renovar o Cartão de Cidadão ou revalidar a carta de condução. Desde o lançamento do serviço, em junho, já foram feitas mais de 2 mil videochamadas.

A criação do “On@18 - O guia de serviços públicos para jovens” e da secção “Migrantes - viver e trabalhar em Portugal”, ambos publicados no portal ePortugal, foram outras das medidas Simplex concretizadas.

Medidas Simplex 20-21 com maior impacto

Entre as medidas Simplex com maior impacto em 2020-2021, destacam-se:

  • a “Pensão na Hora”, que permitiu, até à data, fazer o pedido de 25 mil reformas através da Segurança Social Direta

  • o “Agendamento Online dos Serviços Consulares”, que possibilitou a realização de mais de 500 mil marcações para os cidadãos das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro

  • o “Cuidador Informal Online”, que permitiu que mais de 3 mil pessoas pudessem pedir o estatuto e acompanhar o processo até ao pagamento da prestação

  • o “Portal Mais Transparência”, com informação sobre fundos europeus e sobre o Orçamento do Estado, recebeu 138 mil visitas e conta com 33 mil utilizadores

  • a “Fatura Eletrónica Mais Acessível”, que facilitou a assinatura de cerca de 20 mil documentos contabilísticos digitais por administradores, gerentes e diretores.

Dos 10 novos serviços digitais anunciados em julho de 2020, destacam-se os seguintes:

  • através do “IRS Automático” foram entregues 1,7 milhões de declarações e com o “IVA Automático” cerca de 28 mil em 2021

  • no ano letivo de 2020/2021, mais de 150 mil alunos fizeram inscrição eletrónica em provas e exames

  • foram emitidas mais de 770 mil declarações para acesso ao abono de família e mais de 30 mil comprovativos para requerimento de parentalidade, através do site Segurança Social na Hora.

As 11 medidas do Simplex 20-21 já concluídas e com maior impacto tiveram um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros. A próxima edição do Simplex terá como tema “O digital ao serviços de todas as pessoas” e estará alinhada com os investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Fonte: Portal do Governo