Mais de meio milhão de serviços realizados no portal ePortugal em 2020

31.12.2020

O portal ePortugal permitiu a  realização de mais de meio milhão de serviços e obteve mais de 19 milhões de visualizações de página. Devido à pandemia de COVID-19, o atendimento presencial teve de ser adaptado e os serviços digitais foram reforçados. Realizaram-se cerca de 3 milhões de atendimentos presenciais, ao longo de 2020, nas 59 Lojas de Cidadão em todo o país.

O reforço dos serviços digitais permitiu o acesso de cidadãos e empresas a mais de 200 sites e plataformas com serviços online, sem necessidade de deslocações. Prova da adesão dos cidadãos aos serviços digitais é o crescimento das Chaves Móveis Digitais que são já 2,5 milhões, sendo que destas mais de 1,5 milhões já foram utilizadas para aceder a serviços online.

Entre janeiro e dezembro, foram realizados perto de 240 mil pedidos de renovação do Cartão de Cidadão online e 270 mil alterações de morada.

No que respeita às empresas, foram registados mais de 76 mil pedidos. A Declaração de Estabelecimento Saudável e Seguro para Alojamento Local foi o mais solicitado (10.462), seguido do registo de Alojamento Local (7.574), do pedido de instalação de estabelecimento ou acesso à atividade por empresas de restauração e bebidas (4.489) e do pedido de instalação de esplanada aberta (4.431).

Fundamental para garantir o acesso de todos aos serviços públicos, o atendimento presencial foi reforçado em 2020 com a abertura de mais 105 novos Espaços Cidadão, existindo atualmente 735 distribuídos por todo o território nacional.

O conjunto de serviços oferecidos por estes balcões foi também alargado. Hoje é possível renovar o Cartão de Cidadão em 573 Espaços Cidadão e, destes, 55 já permitem também fazer o levantamento no local.

Fonte: Portal do Governo