Perda ou roubo da carteira

A perda ou roubo de uma carteira obriga à rápida recuperação de cartões e documentos. Este guia tem como objetivo oferecer recomendações e informação útil sobre o que fazer e como pedir online ou presencialmente a segunda via desses cartões.

Neste guia vai encontrar informações sobre:

Comunicar e cancelar os cartões perdidos ou roubados

Comece por fazer uma lista dos documentos em falta e dirija-se a uma esquadra da polícia assim que possível. Guarde a respetiva participação da ocorrência.

Consulte a página de Perdidos e Achados do Ministério da Administração Interna, onde pode pesquisar documentos entregues às forças de segurança.

Cartões bancários

A maior parte dos bancos tem um número específico para o cancelamento de cartões bancários, que deve ser feito imediatamente. Como alternativa, pode contactar a SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) através do número 808 201 251 ou (+351) 217 918 780, se estiver no estrangeiro.

Títulos de transporte

No caso dos títulos de transporte, muitos operadores dispõem de um departamento de perdidos e achados. Caso não seja possível reaver o passe ou título, deve informar o operador sobre a perda do mesmo, para que seja anulado.

Prevenir roubo de identidade

Para evitar situações de roubo de identidade relacionados com fraudes financeiras, o titular ou alguém que o represente podem fazer a comunicação ao Banco de Portugal através do formulário online para comunicar extravio de documentos de identificação. Deve ser sempre anexada a queixa feita à polícia.

A comunicação ao Banco de Portugal abrange os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão
  • Bilhete de Identidade
  • Passaporte
  • autorização ou título de residência

Saiba mais sobre perda ou roubo de documentos na página do Banco de Portugal.

Cartão de Cidadão

Cancelamento do Cartão de Cidadão 

O próximo passo será o cancelamento do Cartão de Cidadão, que pode ser feito online no prazo de 10 dias depois da perda ou furto.

O cancelamento pode também ser feito pelo telefone, através do contacto com a Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Caso opte pelo atendimento presencial, consulte o Mapa de Cidadão para encontrar o balcão de atendimento mais próximo.

Renovação do Cartão de Cidadão perdido ou roubado

O pedido de renovação do Cartão de Cidadão pode ser feito online no caso de perda, destruição, roubo ou furto. 

Caso opte pelo atendimento presencial, consulte a página agendar um serviço relacionado com o Cartão de Cidadão.

Carta de Condução

A segunda via da carta de condução pode ser pedida online ou presencialmente. Consulte a página pedir a segunda via da carta de condução para mais informações.

Caso opte pelo atendimento presencial, consulte a página agendar um serviço relacionado com a carta de condução.

Documento Único Automóvel

A segunda via do documento único automóvel pode ser pedida online ou presencialmente. Consulte a página pedir a segunda via do documento único automóvel para mais informações.

Outros Documentos

Cartão de beneficiário da ADSE

A segunda via do cartão de beneficiário da ADSE pode ser pedida presencialmente ou por correio. Consulte a página pedir a segunda via do cartão de beneficiário da ADSE para mais informações.

Cartão de Sócio ACP

A segunda via do cartão de sócio ACP pode ser pedida pelo telefone ou presencialmente. Consulte a página pedir a segunda via do cartão de sócio ACP para mais informações.

Cartão Europeu de Seguro de Doença

Pode pedir à instituição de Segurança Social ou ao subsistema de saúde que o abrange para que seja enviado por e-mail um Certificado Provisório de Substituição (CPS).

Encontre o Espaço Cidadão mais próximo para fazer a renovação presencial ou pedido de segunda via dos documentos.

Balcão Perdi a Carteira

O Balcão Perdi a Carteira funciona exclusivamente por agendamento na Loja de Cidadão das Laranjeiras.

Para usar este balcão precisa de tratar, pelo menos, de dois dos seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão
  • Carta de Condução
  • Documento Único Automóvel
  • Cartão ADSE
  • Cartão ACP

O Balcão Perdi a Carteira funciona nos dias úteis das 8h30 às 19h e sábados das 10h às 14h. O agendamento é obrigatório e deve ser feito através do número 300 003 990 (dias úteis das 9h às 18h) ou através do e-mail info.cidadao@ama.pt.