Alterar a morada do Cartão de Cidadão

Se tiver os códigos PIN do seu Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital (CMD) ativa, pode alterar a morada do seu Cartão de forma fácil e rápida através da internet ou do telefone.

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

Alterar Online
  • Para alterar a morada precisa ou do Cartão de Cidadão, do respetivo código PIN e de um leitor de cartões, ou do código PIN da sua CMD e do telemóvel que lhe está associado

  • Gratuito
  • Para confirmar a alteração de morada precisa, obrigatoriamente, do Cartão de Cidadão, do respetivo código PIN, e de um leitor de cartões
Alterar no Local
  • Necessita apenas do código PIN do seu Cartão de Cidadão para alterar a morada

  • Espaços Cidadão: gratuito; Balcões do IRN: 3,00€
  • Dirija-se a um Espaço Cidadão ou a um balcão de atendimento do Cartão de Cidadão

Pesquise por um ponto de atendimento perto de si:

Ligar 300 003 990
  • Precisa de ter a Chave Móvel Digital (CMD) ativa e de ter a aplicação Autenticação.gov instalada num dispositivo Android ou num dispositivo iOS

  • O serviço é gratuito; O valor da chamada é o de uma chamada para a rede fixa, de acordo com o seu plano tarifário
  • Disponível aos dias úteis, das 09:00h às 18:00h, e aos sábados, das 09:00h às 15:30h

Quem pode Alterar a morada do Cartão de Cidadão?

  • Qualquer portuguesa/ês com Cartão de Cidadão válido.

  • Qualquer cidadã/ão brasileira/o abrangido pelo tratado de Porto Seguro que tenha Cartão de Cidadão válido e vá alterar a morada do Cartão para uma nova, em Portugal.

  • Se a pessoa tiver menos de 12 anos, só pode pedir a alteração de morada acompanhada de um representante legal, ou seja, de quem tiver responsabilidades parentais sobre ela. A/O representante legal tem de ter consigo um documento de identificação válido (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, autorização ou título de residência ou documento de inscrição no consulado).

  • Se a pessoa estiver interdita ou inabilitada por anomalia psíquica, só pode pedir a alteração de morada acompanhada pela/o responsável pela sua tutela ou curatela. Essa/e responsável tem de ter consigo um documento de identificação válido (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, autorização ou título de residência ou documento de inscrição no consulado).

Onde se pode Alterar a morada do Cartão de Cidadão?

Quais os documentos e requisitos para Alterar a morada do Cartão de Cidadão?

  • Através da internet:
    • Cartão de Cidadão, leitor de cartões compatível, software para utilizar o Cartão.
    • PIN de autenticação e PIN de morada do Cartão de Cidadão.
    • Chave Móvel Digital (apenas para fazer o pedido, porque para confirmar a morada tem de usar o Cartão de Cidadão que está a alterar).
    • Indicar a nova morada completa.

     

  • Através do telefone:

     

  • No local:
    • A nova morada completa.
    • Cartão de Cidadão.
    • Carta de confirmação de morada, a que recebeu depois pedir a alteração da morada.
    • Códigos PIN de autenticação e de morada do Cartão de Cidadão.

Qual o Preço para Alterar a morada do Cartão de Cidadão?

Através da internet:

  • Gratuito.

Através do telefone:

  • O serviço é gratuito
  • O valor da chamada é o de uma chamada para a rede fixa, de acordo com o seu plano tarifário.

No local:

  • Balcões do IRN: 3,00 €, a pagar no momento em que faz o pedido.
  • Espaços Cidadão: gratuito.

Meios de pagamento: multibanco, em dinheiro, cheque (visado ou bancário) de um banco com representação em Portugal, vale postal à ordem do IRN, IP.

Como se pode Alterar a morada do Cartão de Cidadão?

Através da internet:

  1. Carregue em 'Alterar agora' e autentique-se no portal ePortugal com o seu Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.
  2. Siga as instruções.
  3. Indique a nova morada completa.
  4. No prazo de cinco dias úteis, vai receber na nova morada uma carta para confirmar a alteração. Se a carta for enviada para o estrangeiro, Açores ou Madeira, pode demorar mais alguns dias a chegar.
  5. Quando receber essa carta, tem de confirmar a nova morada dentro do prazo indicado na carta. A morada só é, de facto, alterada depois dessa confirmação.

Através do assistente virtual do portal ePortugal, Sigma:

  1. Pergunte e selecione o serviço “Alterar a morada do Cartão de Cidadão”.
  2. Selecione a opção “Alterar aqui”.
  3. Siga as instruções para alterar para a nova morada no Cartão de Cidadão.

Através do telefone:

  1. Ligue para o número 300 003 990 (disponível aos dias úteis, das 09:00h às 18:00h, e aos sábados, das 09:00h às 15:30h).
  2. Siga as instruções do/a operador/a.

Para confirmar a morada:

  1. Insira o Cartão de Cidadão no leitor de cartões.
  2. Aceda à aplicação do Cartão de Cidadão.
  3. Clique no separador "Cartão" e, de seguida, no separador “Morada”.
  4. Insira o código PIN da morada atual (que está na carta PIN que recebeu quando tirou o Cartão de Cidadão).
  5. Clique no botão “Confirmar”.
  6. Introduza o número do processo de alteração e o código de confirmação de morada (que estão na carta de confirmação que recebeu depois de pedir a alteração da morada).
  7. Introduza o código de autenticação (que está na carta PIN que recebeu quando tirou o Cartão de Cidadão).

Só quando confirmar é que a morada é alterada no chip do cartão, e é a partir desta data que passa a ser considerada para as entidades públicas: Saúde, Segurança Social, Finanças e recenseamento eleitoral (local de voto).

No local:

Antes de iniciar este pedido, certifique-se que tem ou sabe os códigos PIN de autenticação e de morada do seu Cartão de Cidadão, porque vai precisar deles (se não os alterou, estes códigos estão na carta que recebeu quando tirou o seu Cartão de Cidadão). Se perdeu a carta ou se esqueceu dos códigos, faça o seguinte:

  • se pediu o Cartão antes de 16 de abril de 2018, tem de fazer um novo Cartão para lhe serem dados novos códigos
  • se pediu o Cartão depois de 16 de abril de 2018, pode recuperar os códigos PIN num balcão de atendimento do Cartão de Cidadão.

Só depois de ter os códigos é que pode pedir a alteração de morada.

Se tem ou sabe os códigos, faça o seguinte para alterar a morada:

  1. Dirija-se a um balcão de atendimento do Cartão de Cidadão, indique a sua nova morada completa.
  2. No prazo de cinco dias úteis, vai receber na nova morada uma carta para confirmar a alteração. Se a carta for enviada para o estrangeiro, Açores ou Madeira, pode demorar mais alguns dias a chegar.
  3. Dirija-se a um balcão de atendimento do Cartão de Cidadão e leve consigo a carta para confirmar a alteração da morada e os códigos PIN de autenticação e de morada do seu Cartão.

Só quando confirmar é que a morada é alterada no chip do Cartão, e é a partir desta data que passa a ser considerada para as entidades públicas: Saúde, Segurança Social, Finanças e recenseamento eleitoral (local de voto).

Entidade responsável por este serviço