Área dos cuidadores

A Área dos Cuidadores divulga informação útil sobre o cuidador e a pessoa cuidada, evidenciando os seus direitos e benefícios, medidas de apoio e serviços, bem como respostas a vários níveis, tendo em vista proporcionar às pessoas envolvidas um maior conhecimento da situação específica em que se encontram. A informação divulgada no presente Portal destina-se também a profissionais que intervenham junto de cuidadores e pessoas cuidadas.

A informação apresentada está relacionada com os cuidados de saúde e de apoio social, serviços onde os mesmos podem ser prestados e abordagens temáticas em função das situações concretas.

Pretende-se que este guia e área no portal, em desenvolvimento e atualização, sejam progressivamente mais interativos e inovadores e que atendam de forma personalizada às necessidades e expectativas dos cuidadores e da pessoa cuidada, contribuindo assim para a promoção da sua qualidade de vida. A Área dos Cuidadores pretende ser também uma ferramenta útil para os profissionais com especial interesse nesta área.

Importa ainda destacar que o Estatuto do Cuidador Informal foi recentemente aprovado pela Lei n.º 100/2019, de 6 de setembro, estando a decorrer o prazo para a sua regulamentação específica.

A informação neste guia encontra-se organizada da seguinte forma:

Guia prático - Guia dos cuidadores (ficheiro PDF, 1,12 MB)

Capacitação e formação

O utilizador desta Área dos Cuidadores, pode aceder aqui a oferta formativa, vídeos, manuais, relatórios, soluções APP (aplicações móveis) que contribuem para facilitar e ajudar a cuidar do cuidador e da pessoa cuidada.

Proteção e benefícios sociais

Tendo em consideração que a pessoa cuidada pode ter uma deficiência, encontrar-se dependente ou em situação de incapacidade que exija cuidados de outra pessoa, podem ser atribuídas prestações no âmbito da Segurança Social, caso reúna as condições de atribuição, ou produtos de apoio.

Saber mais

Serviços e medidas de apoio social e de saúde

Organismos sociais e de saúde existentes

​​​​​​​​​​​​Pesquisa de Prestadores de Cuidados de Saúde públicos, sociais e privados

Medidas de apoio

Linhas de ajuda e outros apoios

Contactos e linhas de apoio

  • Em caso de emergência - 112
  • Linha nacional de emergência social - 144
  • ​​​​​​​SNS 24 - 808 24 24 24
  • Linha intoxicações/INEM - 808 250 143
  • Linha Segurança Social - 300 502 502
  • Linha cidadão - 300 003 990
  • Linha do cidadão com deficiência - 800 208 462
  • Linha do cidadão idoso - 800 203 531
  • Linha da criança - 800 206 656
  • Linha APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - 116 006

Outras linhas e contactos que lhe podem ser úteis

Perguntas frequentes

Legislação

Legislação na área da saúde, social, trabalho, entre outra que pode ser útil

Saber mais